Lorraine Lima em prol da Baía de Guanabara

segunda-feira, 7 de junho de 2010



Rio de Janeiro, 06 de junho de 2.010.

De volta ao Rio depois de mais uma viagem fui surpreendida pelo telefonema do fotógrafo Alvinho Duarte me convidando para um evento com cunho ambiental, de proteção a vida Marinha. O Objetivo da Escola de Mergulho Brasil Divers era recrutar mergulhadores voluntários para juntar lixo na Baía de Guanabara. Alvinho sabia que eu tinha curso de mergulho e conhecia parte da Equipe Dive Masters quando fiz um curso de apnéia ano passado.

Nos encontramos na Marina da Glória no sábado 5, o Dia Mundial da Biodiversidade e Dia Mundial do Meio Ambiente e o destino era a praia Vermelha. Reencontrei Wiliam– Instrutor e gerente da Escola que me disse que a Escola já vem realizando eventos fora de época (como Clean Up Day - Dia Internacional da Limpeza) fazendo uma campanha no intuito de incentivar a limpeza sempre que possível. A idéia era recolher perto de 50 kilos de lixo como eles já vem recolhendo.

Foi uma manhã fria, com vento forte e tentávamos desfazer em dezenas de pessoas o que milhares de pessoas fazem todos os dias. Chequei meu equipamento com a ajuda dos parceiros e pulei na água. A correnteza estava forte e logo escutei alguns mergulhadores dizendo que a visibilidade estava horrível. Entre os voluntários estavam.


Ricardo Bahia- atleta de mergulho livre, Fabiano Jacob – Coordenador da Comissão de Defesa do Meio-Ambiente, Luisa e Paulo da Accenture (patrocinador do evento). Olhando de fora a água estava verdinha. Logo que afundei um pouco percebi que a visibilidade estava muito ruim. Mas me surpreendi quando em poucos metros já não via meu companheiros. Fiquei agoniada e subi. Voltei a descer com a instrutora e salvadora da minha pátria a colombiana Ana. Se ela ficasse distante poucos metros não a enxergava, uma escuridão total e só sentimos que havíamos chegados no fundo quando senti meu pé tocando o chão. Foi impossível recolher o lixo. Mas ao menos havíamos tentado fazer alguma coisa.

Fiquei chocada com a sujeira da Baía de Guanabara. Se cada pessoa que joga lixo no mar mergulhasse aquele dia com certeza teria muito menos lixo nos mares e oceanos. O ideal seria que não mandássemos o lixo para o fundo, mas estávamos numa força tarefa para fazer esse papel. Foi um mergulho com atitude!

E vale a lembrança... Preservem os Mares por favor!!!!!

Lorraine Lima (Roxy, Prefeitura de Ctba, Gênesis BB e MGM Operadora)

Texto Lorraine Lima
Imagens: Divulgação
Por: Eduardo Andrade

0 comentários:

Postar um comentário

 
## Bodyboard Press ## | by TNB ©2010