A Bela bodyboarder Cearense Ana Lyvia proprietária do site surfcomelas.com.br nos enviou uma matéria muito interessante sobre alguns questionamentos que os atletas possuem sobre alimentação e surf.
Selecionei algumas perguntas mais frequentes sobre alimentação e surf. Qualquer duvida que possa surgir, enviem e-mail para analyvia@surfecomelas.com.br
1. Depois que se sai do mar, o ideal é comer logo em seguida ou não faz diferença comer 1 hora depois, por exemplo?
O horário da refeição dependerá do tempo de exercício e horário da última refeição ou lanche. O combustível muscular fornece energia por até 90 minutos de atividade leve, portanto necessário seria uma refeição após este período.
A taxa de ressíntese de glicogênio (reserva de carboidrato nos músculos) parece ser mais rápida nas duas primeiras horas imediatamente após o exercício. A ingestão de carboidratos pós-exercício influencia a ressíntese de glicogênio.
2. Entre uma seção de surf e outra, o ideal é tomar um açaí, comer um sanduíche ou nenhum dos dois? Por quê?
Vai depender do intervalo entre as duas seções. Caso o intervalo seja maior que uma hora o ideal é fazer um sanduíche mais completo como dito anteriormente. O açaí é um alimento calórico com quantidade elevada de gordura, carboidrato e proteína. A quantidade de gordura não é tão indicada para este intervalo, principalmente se a forma de consumo do açaí for com granola, banana e xarope de guaraná, o que precisa de mais de duas horas para a digestão. Para pessoas menos tolerante à digestão de banana com granola, precisa de até 4 horas para que se realize a digestão.
3. Que tipo de alimentos se deve evitar antes de entrar no mar: Por quê?
A refeição deve ser relativamente leve (aproximadamente 300 Kcal), consistindo primariamente de alimentos que contenham carboidratos e baixo teor de fibras e incluindo uma quantidade moderada de proteínas. O consumo dessa refeição pelo menos 2 a 3 horas antes do exercício permitirá um esvaziamento gástrico completo para minimizar a possibilidade de desconforto gastrintestinal induzido pelo exercício. Para isso, prefira pão com geléia, tapioca sem queijo ou coco, pão com pouco requeijão light ou cottage, batatas cozidas ou um prato de macarrão.
4. Há o risco de uma congestão ou isso é lenda? Quais os sintomas? Pode matar?
Sim. No momento de uma atividade física ocorre um desvio do fluxo sanguíneo para todos os músculos solicitados pelo esforço em questão. No momento de digestão, ou melhor, quebra e assimilação dos nutrientes ingeridos, ocorre um desvio do mesmo fluxo sanguíneo para a região abdominal, onde está o alimento.
Este desvio do fluxo sangüíneo pode diminui o fluxo do sangue para o cérebro, diminuindo a capacidade de movimento (falência muscular). Não é indicado um esforço após grandes refeições. Procure comer, pelo menos, de uma e meia a duas horas antes de fazer a atividade física.
5. Banana realmente evita cãibras? Que outros alimentos ajudam os esportistas? E qual a quantidade de banana que devemos comer para prevenir as cãibras?
Ainda não há evidências científicas que provem uma única causa para a cãibra muscular, mas sabe-se que a falta de potássio pode contribuir para que isto ocorra, principalmente por desidratação intensa, como atividade física em altas temperaturas ambiente ( sol do meio dia).
Porém, a maior incidência de cãibra está ligada à deficiência de carboidratos, ou seja, longos períodos de esforço muscular sem a quantidade necessária de carboidratos. Além da banana, alimentos como vegetais verdes escuros, também são boas fontes de potássio. A hidratação correta previne a cãibra e evitar o jejum prolongado também.
A banana pode ser consumida como fonte de carboidrato e potássio. Duas ao dia asseguram as necessidades mínimas de potássio.
6. Na véspera de campeonato, é bom ingerir massas? Por quê?
Como já explicado anteriormente, os carboidratos (massas, pães, biscoitos, farinhas) devem fazer parte da dieta dos indivíduos, principalmente a do atleta, pois sua função principal é de fornecer energia. Na véspera, a dieta deve ser composta por até 70% de carboidrato das calorias totais de nutrientes ingeridos. É fácil atingir esta quantidade através de massa, mas cuidado com o molho...deve ser leve como o molho ao sugo.
7. Engolir água salgada faz mal? (no caso de "tomar um caldo"!)
Não se a quantidade ingerida for em pequena quantidade. A ingestão de sódio (sal), fará com que aumente a necessidade de água livre para eliminar este sódio excedente através dos rins (urina), portanto haverá uma maior necessidade de água. Tomar bastante água fria e água de coco, ajudam a equilibrar os líquidos corporais.
8. Barrinhas de cereal são uma boa sugestão para antes e depois de esporte?
Sim. São ricas em carboidratos e fibras e podem ser consumidas antes ou depois do treino, no entanto, deve ser ingerida cerca de 1 hora antes devido a quantidade de fibras que torna a digestão mais lenta, e,sendo assim, não atingem o músculo rapidamente.
Equipe RG Nutri.
Por: Ana Lyvia Martins / AERIVS / PRANCHÃO / http://www.surfecomelas.com.br/
Imagens: Divulgação/Internet
Postado Por: Eduardo Andrade



1 comentários:
Massa adorei esse site.........
Postar um comentário