O Bodyboarding é um esporte complexo, exigindo do praticante aspectos que envolvem aptidão física, controle motor e conhecimento adequado. Como esporte de alto rendimento ou recreacional o bodyboarding é uma atividade extremamente desgastante, que exige excelentes níveis de preparação física e mental dos desportistas. Sabe-se que estes necessitam de um bom condicionamento físico para suportar os intempéries do mar, visto que, em cada sessão de surfe permanecem, em média, 2 horas dentro d’água.
Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos de Hércules. Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.
O treinamento funcional visa trabalhar as valências físicas de forma equilibrada, entre as valências físicas abordadas pelo método estão:
Equilíbrio;
Força;
Flexibilidade;
Resistência;
Coordenação;
Velocidade.
Clique nas imagens para ampliar
Pensando nisso, as bodyboarders Marília Alencar, Patrícia Setubal, Ana Lyvia Martins e Iasmine Guedes, iniciaram um treinamento funcional com a também bodyboarder e educadora física Marília Mendes, no intuito de otimizar seus treinos e resultados no esporte. E o resultado nós vamos ver dentro d'água, acompanhando a evolução e performance das atletas, nas competições e nos treinos.
Por: Ana Lyvia Martins / AERIVS / Pranchão / http://www.surfecomelas.com.br/
Imagens: Divulgação
Postado Por: Eduardo Andrade
Postado Por: Eduardo Andrade
0 comentários:
Postar um comentário