ESPINHO STARS OF THE WAVES, Evento Noturno sacode Portugal

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


“ESPINHO STARS OF THE WAVES”



CAMPEONATO DE BODYBOARD EM ESPINHO
DESBRAVAR AS ONDAS SOB O CÉU ESTRELADO E O CALOR DO PÔR-DO-SOL


Depois da madrugada de 18 para 19 de Setembro de 2010, a Praia da Baía, em Espinho, nunca mais será a mesma: vários atletas de Bodyboard atacarão as ondas usando o mar como palco para expressarem a sua arte aquática. E então será caso para dizer que as estrelas caíram do céu e desceram para o mar. E não, não são estrelinhas do mar, são mesmo “Stars of the Waves”, verdadeiros astros das ondas.

O Campeonato “Espinho Stars of the Waves” é uma iniciativa inédita em Portugal e na Europa, com a duração de uma noite e um dia, organizada por Gonçalo Pina e Ricardo Faustino - ambos espinhenses dedicados à prática e divulgação do Bodyboard – e SurfAtitudeClub, contando com a co-organização da Câmara Municipal de Espinho e da Junta de Freguesia de Espinho, bem como com o apoio de outras entidades.

A iniciativa “Espinho Stars of the Waves” tem o intuito de promover e divulgar a modalidade ao mais alto nível, a nível nacional, trazendo para a cidade um evento diferente que aposta nesta modalidade desportiva mas num contexto diferente: os atletas vão competir na noite e madrugada de 18 para 19 de Setembro e depois no final da tarde desse dia.

As datas foram escolhidas propositadamente para poderem coincidir com o maior pico de concentração populacional na cidade durante o ano: as Festas em honra de Nossa Senhora da Ajuda, a padroeira dos espinhenses.

SOB O SIGNO DA PADROEIRA

Todo este evento decorrerá durante as Festas da Nossa Senhora da Ajuda, em Espinho. Todos os anos esta festa traz à cidade cerca de 60 mil visitantes e espectadores para assistirem ao momento alto do lançamento do fogo-de-artifício, que se inicia às 00:00 do dia 18 de Setembro e tem duração aproximada de 30 minutos. O “Espinho Stars of the Waves” começará mal o fogo-de-artifício acabar. Os atletas irão competir, na praia da Baía, durante a noite até por volta das 04:00.

Esta competição de bodyboard servirá como pólo de atracção festiva, em jeito de continuação da festa iniciada com o fogo de artifício. Mal acabe o espectáculo de pirotecnia, serão acendidos mais de 10 potentes focos de luz no paredão da Praia da Baía e cerca de 4 bóias náuticas com luz, para iluminar o mar e a praia. Será o arranque do “Espinho Stars of the Waves”.

O CAMPEONATO

O “Espinho Stars of the Waves” é evento com moldes inéditos em Portugal, com a duração de uma noite e um dia, com a tónica especial em duas práticas do bodyboard pouco divulgadas no nosso país – o TOW IN e o TOW OUT -, realizando-se em contextos de noite, madrugada e ao pôr-do-sol, e onde os melhores atletas do Bodyboard nacional competirão lado a lado com atletas de menor nível competitivo possibilitando um clima de aprendizagem e fomento da actividade.

Assim, um dos principais objectivos da realização deste campeonato foi criar a oportunidade de atletas de diferentes níveis competitivos interagirem entre si, o que facilitará o desenvolvimento técnico e a progressão dos menos experientes ao incentivar à partilha de experiências e ao aperfeiçoamento da prática.

As modalidades de TOW IN (rebocar o atleta para dentro da onda) como também TOW OUT (rebocar o atleta contra a onda para este executar grandes manobras), são feitas com o auxílio de uma moto aquática e imprimem maior dinamismo à competição, tornando-a mais entusiasmante.

O “Espinho Stars of the Waves” será composto por uma competição masculina, onde participarão 20 atletas e que se desenrolará em 5 heats de 4 elementos. Neste concurso serão atribuídos prémios para a “melhor manobra” e a “melhor onda”. Realizar-se-ão, ainda, várias competições especiais, tais como: atleta revelação, melhor manobra, maior voo realizado por um atleta.

Como a organização pretende ainda evidenciar o constante aparecimento de novos talentos, será dado também aos mais novos a oportunidade de mostrarem o seu valor com atletas da categoria de Sub-18.

A modalidade de Tow-Out terá uma sessão especialmente dedicada, à Prova Principal e extra-concurso. Esta vertente do Bodyboard é uma das que mais adrenalina e espectáculo produz, consistindo na interacção entre o atleta e uma mota de água: o bodyboarder ganha maior velocidade para embater nas ondas e por consequência consegue realizar manobras mais radicais e sem limite para a sua imaginação. Esta será, sem dúvida, uma competição não só aguardada pela comunidade de bodyboarders, como pelo público em geral que, especialmente, pela altura do Verão, aflui às praias e se delicia com os espectáculos proporcionados pelos atletas desta modalidade, dada a genuinidade e arrojo com que os mesmos se entregam a esta “luta” com as ondas.

Na tarde, a partir das 16:30, será levado a cabo a final e ainda uma sessão de “expression session” em que todos os atletas estarão simultaneamente dentro de água a executarem a sua melhor manobra.

A Praia da Baía é um dos melhores spots nortenhos para a prática da modalidade. Para além de boas ondas, esta praia tem um background de picos variado, que podem ser alternativa caso não se reúnam as condições ideais na praia principal. Esta é uma praia muito apreciada por todos os atletas, de todas as modalidades aquáticas, e é o cenário perfeito para a realização deste tipo de eventos.

O “Espinho Stars of the Waves” terá um mico-site e será transmitido em directo via web e para canais televisivos e forte comunicação em todos canais ligados ao Bodyboard/Surf. Poderão consultar o site www.starsofthewaves.com que irão a ficar a saber diariamente de todas as informações deste evento.

Este Campeonato está homolgado pela Federação Portuguesa de Surf.

AS ESTRELAS DAS ONDAS

A cidade de Espinho receberá 20 Bodyboarders, que são uma referência nacional e internacional da modalidades. É caso para dizer que entram para dentro de água para proporcionar um espectáculo único, nunca visto na Europa.

A organização, de forma a assegurar o elevado grau competitivo, decidiu atribuir convites especiais (“Wild-Cards”) a alguns atletas de renome internacional e campeões mundiais.

PEQUENA HISTÓRIA SOBRE O BODYBOARD

O Bodyboard é um desporto bem mais antigo do que o que se pensa. Alguns desenhos e relatos da Polinésia do século XV mostravam indícios da prática desta modalidade, em que o povo se divertia a surfar deitado, uma vez que apenas os reis tinham o privilégio de surfar em pé.

Com o passar dos anos, a modalidade foi alargando fronteiras e conquistando inúmeros adeptos, tornando-se uma prática popular sobretudo devido ao facto de privilegiar o contacto com a natureza e a interacção do atleta com o meio aquático.

O aparecimento de pranchas cada vez mais adaptadas ao meio, a adesão de novos e constantes admiradores e a criação de entidades reguladoras, fizeram com que este desporto alcançasse um reconhecimento incontestável, sendo a indústria que lhe está associada uma das maiores do desporto aquático.

Dropar ondas, grandes ou pequenas, numa prancha mais pequena e flexível do que a do surf, procurando as manobras mais radicais, são algumas das principais características do Bodyboard e os factores da sua atractividade.

Actualmente esta modalidade conta com mais de 1 milhão de praticantes em todo o mundo. Na Europa, Portugal é o país com melhores resultados obtidos até à data e com melhor nível de actuação, o que se constata nos vários galardões obtidos por bodyboarders lusos: dois títulos de campeões mundiais, um de vencedor do World Qualifying Tour (WQT) e vários títulos de campeões europeus.

O Bodyboard, enquanto modalidade de desporto aquática, está inserido na Federação Portuguesa de Surf e regista várias centenas de federados, cuja média de idades oscila entre os 12 e os 25 anos. Todos os anos são realizados campeonatos nacionais e internacionais para os diversos escalões.
 
 

Espinho Stars of the Waves from Starsofthewaves on Vimeo.
 
Site do evento: starsofthewaves.com
 
Postado Por Elmo Ramos (Ride it!, Burn´s, SoBBeviver.com) http://www.rideitbb.com/

0 comentários:

Postar um comentário

 
## Bodyboard Press ## | by TNB ©2010