Atleta consegue ótimo resultado em seu primeiro ano correndo todas as etapas do circuito mundial. É o melhor catarinense na história do esporte.
O bodyboarder catarinense da cidade de Itapema, Eder Luciano, terminou o ano de 2010 entre os TOP 5 da elite mundial no ranking da IBA – International Bodyboarding Association, a entidade máxima do esporte.
Em seu primeiro ano correndo o tour completo, o Furacão Catarina priorizou sua permanência na elite, já que em 2011 o tour será separado em divisões e apenas os tops 24 estarão correndo as melhores ondas do mundo em busca do prêmio máximo do esporte. Eder conquistou o segundo lugar na etapa das Ilhas Canarias, realizada na praia de El Confital, que tem status de Grand Slam, quer dizer, pontuação em dobro para os atletas.
Apesar de não conquistar um bom resultado na perna européia do Tour (Eder já foi campeão europeu e conquistou etapas tradicionais nos últimos anos) o catarinense foi buscar resultados em ondas pesadas, como Arica e Pipeline, em sua primeira temporada havaiana. Comprovou assim sua qualidade em todos os tipos de ondas e se qualifica como candidato a um título mundial para o Brasil. Correu todas as etapas do tour exceto a da Austrália, que usou como descarte.
Para o ano de 2011, a IBA estará realizando um tour dos sonhos, com etapas em ondas pesadas e tubulares, como Pipeline, The Box, Puerto Escondido, Arica, El Frónton, Ilhas Reunião e Portugal. Dessas etapas apenas os 24 melhores do mundo vão participar, restando aos outros bodyboarders à divisão de acesso GQS (global Qualification Series), e tentar o acesso para o ano seguinte.
De volta ao Brasil, Eder Luciano começa a se organizar para a sua segunda temporada havaiana e deu a entrevista abaixo para o site QUERSURFAR:
QS : O que vc está sentindo agora, sendo o quinto melhor bodyboarder do mundo em 2010? Conquistando a melhor colocação de um catarinense no tour?
EL: 5º melhor bodyboarder do mundo em 2010 é? A ficha não caiu ainda, cara tá sendo uma sensação animal, ainda to curtindo esse momento e ainda quero curtir muito isso. Quem me deu essa noticia que tinha ficado em top 5 foi o GT (Guilherme Tamega), quando subi para receber a premiação (pódio em Confital) ele tava com um papel na mão e perguntei o que era , ele falou: “ é o ranking atualizado com os tops 24”, e eu, que lugar fiquei ? Ele respondeu “caraca top 5” aí foi só alegria. Estou muito feliz com minha 2º colocação na etapa das Ilhas Canarias e em ser o top 5 do mundo em 2010.
QS: Quais foram seus melhores resultados esse ano?
EL: Esse ano fiz apenas dois pódios, 3º lugar na Bahia pro e 2º nessa ultima etapa Grand Slam nas Ilhas Canarias. Mas durante todo o ano fui bem constante nos eventos e passando baterias importantes nas etapas Grand Slam que somam 2000 pontos.
QS: Na perna européia, você sempre costuma se dar bem, esse ano ela foi reduzida e a dificuldade aumentou. Houve algum momento em que você se sentiu inseguro em não alcançar um resultado proveitoso no tour?
EL: Sim esse ano o tour europeu não foi dos melhores, e fiquei bem abalado depois da etapa de Sintra que tinha me preparado muito e acabei caindo de cara... mas logo depois que voltei do tour europeu, comecei a ver meu erros e perdas nas baterias e procurei melhorar isso , e deu certo nas duas ultimas etapas consegui bons resultados e dei a volta por cima .
QS: Qual sua opinião sobre o novo formato do tour?
EL: O novo formato parece estar bem montado, pretendem ter mais organização, estrutura e mídia para os campeonatos e isso tudo voltado em cima dos tops 24 que serão as estrelas nos eventos como sempre deveria ser. Espero que de certo, o bodyboard só tem a crescer com essa mudança.
QS: Vai para a segunda temporada no havai?
EL: Com certeza, meu próximo passo agora é a segunda temporada havaiana, na próxima semana já começo trabalhar em cima dessa etapa.
QS: Quais seus patrocinadores?
EL: Conto com o patrocínio da b2br – Bodyboarding Brasil pranchas, roupas e assessórios, O`ahu Surf Shop, Prefeitura Municipal de Itapema e Wizard Idiomas de Itapema. Obrigado a todos por acreditarem no meu trabalho.
QS: Conte um pouco da atmosfera nas Canarias, após um segundo lugar na última etapa do ano.
EL: Canarias é um lugar mágico, com certeza é o Hawaii da Europa, com altas ondas e fundos de pedra irados. Tem muitas ondas constantes e com o crowd apenas de bodyboaders. A onda de Confital, onde é realizada a etapa, é uma direita muito boa, prova disso foi o ultimo dia do evento, que estava com ondas de 1 a 1.5 m na série, ondas longas e muito manobráveis com tubos perfeitos, consegui fazer um surfe bem variado e sempre elevando o nível a cada bateria , isso me levou ao segundo lugar no evento em uma final animal e muito disputada, sem dúvidas essa etapa ficará gravada na história do bodyboard como um começo de uma nova era do esporte.
QS: Mande uma mensagem pra galera:
EL: Valeu toda galera que torce por mim e acredita no meu trabalho. Já aproveito para desejar um Feliz Natal e um ano novo com muita saúde paz e amor a todos. E vamos explorar ao máximo nosso esporte, esse esporte que é o mais irado do mundo, vida longa ao bodyboard. Valeuuuuu!!!!!!!!!!!!!
Vídeo: Rodrigo King - BodyBrotherz Brazil
Fotos: Elmo Ramos - Ride It!
Postado por Eduardo Andrade
0 comentários:
Postar um comentário